Somos uma Fundação de Solidariedade Social criada por iniciativa do Cenáculo das Cooperadoras Apostólicas, em 22 de Setembro de 1957.
Segundo o Direito Concordatário, a Fundação Obra de S. José Operário é uma pessoa jurídica canónica constituída por decreto da Autoridade eclesiástica, a que o Estado Português reconhece personalidade jurídica civil; rege-se pelo Direito Canónico e pelo Direito Português, aplicados pelas respectivas autoridades, e tem a mesma capacidade civil que o Direito Português atribui às pessoas colectivas de direito privado, sem fim lucrativo, gozando dos mesmos direitos e benefícios atribuídos às Instituições Particulares de Solidariedade Social, nos termos dos artºs 10.º, 11.º e 12.º da Concordata de 2004.
Segundo o Direito Português, a Fundação Obra de S. José Operário é uma Pessoa Colectiva Religiosa, qualificada como Instituição da Igreja Católica canonicamente erecta, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de utilidade pública, nessa qualidade registada no dia 19 de Julho de 1984 na Direcção-Geral da Segurança Social com a inscrição n.º 45/84, no Livro nº2, das Fundações de Solidariedade Social e adopta a forma de Fundação de Solidariedade Social, sem prejuízo do espírito e disciplina religiosa que a informa, regendo-se pelas disposições do Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social e demais normas aplicáveis, desde que no respeito pelas disposições da Concordata de 2004.